Curso de Aplicaçoes WEB em PHP: 12. Classes e Objetos
Author: Ricardo Soares - Postado em: 07/09/2009
Relacionado as categorias: Diversos, Guias e Tutoriais, Planeta PHP, Tecnologia | Leave a Comment
Classe
Uma classe é um conjunto de variáveis e funções relacionadas a essas variáveis. Uma vantagem da utilização de programação orientada a objetos é poder usufruir do recurso de encapsulamento de informação. Com o encapsulamento o usuário de uma classe não precisa saber como ela é implementada, bastando para a utilização conhecer a interface, ou seja, as funções disponíveis. Uma classe é um tipo, e portanto não pode ser atribuída a uma variável. Para definir uma classe, deve-se utilizar a seguinte sintaxe:
class Nome_da_classe { var $variavel1; var $variavel2; function funcao1 ($parametro) { /* === corpo da função === */ } }
Objeto
Como foi dito anteriormente, classes são tipos, e não podem ser atribuídas a variáveis. Variáveis do tipo de uma classe são chamadas de objetos, e devem ser criadas utilizando o operador new, seguindo o exemplo abaixo:
$variavel = new $nome_da_classe;
Para utilizar as funções definidas na classe, deve ser utilizado o operador “->”, como no exemplo:
$variavel->funcao1();
A variável $this
Na definição de uma classe, pode-se utilizar a variável $this, que é o próprio objeto. Assim, quando uma classe é instanciada em um objeto, e uma função desse objeto na definição da classe utiliza a variável $this, essa variável significa o objeto que estamos utilizando.
Como exemplo da utilização de classes e objetos, podemos utilizar a classe conta, que define uma conta bancária bastante simples, com funções para ver saldo e fazer um crédito.
class conta { var $saldo; function saldo() { return $this->saldo; } function credito($valor) { $this->saldo += $valor; } }
$minhaconta = new conta;
// a variavel interna não foi inicializada, e não contém
// valor algum
$minhaconta->saldo();
$minhaconta->credito(50);
// retorna 50
$minhaconta->saldo();
SubClasses
Uma classe pode ser uma extensão de outra. Isso significa que ela herdará todas as variáveis e funções da outra classe, e ainda terá as que forem adicionadas pelo programador. Em PHP não é permitido utilizar herança múltipla, ou seja, uma classe pode ser extensão de apenas uma outra.Para criar uma classe extendida, ou derivada de outra, deve ser utilizada a palavra reservada extends, como pode ser visto no exemplo seguinte:
class novaconta extends conta { var $num; function numero() { return $this->num; } }
A classe acima é derivada da classe conta, tendo as mesmas funções e variáveis, com a adição da variável $numero e a função numero().
Construtores
Um construtor é uma função definida na classe que é automaticamente chamada no momento em que a classe é instanciada (através do operador new. O construtor deve ter o mesmo nome que a classe a que pertence. Veja o exemplo:
class conta { var $saldo; function conta () { $this.saldo = 0; } function saldo() { return $this->saldo; } function credito($valor) { $this->saldo += $valor; } }
Podemos perceber que a classe conta agora possui um construtor, que inicializa a variável $saldo com o valor 0.
Um construtor pode conter argumentos, que são opcionais, o que torna esta ferramenta mais poderosa. No exemplo acima, o construtor da classe conta pode receber como argumento um valor, que seria o valor inicial da conta.
Vale observar que para classes derivadas, o construtor da classe pai não é automaticamente herdado quando o construtor da classe derivada é chamado.
Comments
Leave a Reply